Especial Centenário Luiz Gonzaga



2012 é o ano em que celebra-se o centenário do nascimento do mestre Luiz Gonzaga. Uma das mais importantes e completas figuras da música popular brasileira, Luiz Gonzaga mostrou ao país a realidade do sertão nordestino numa época em que o forró e suas variações ritmicas eram completamente desconhecidas. Autor e intérprete de grandes marcos do cancioneiro popular brasileiro o mestre Lua, como é conhecido, tornou-se ídolo até de consagrados nomes da nossa música como Dorival Caymmi, Raul Seixas, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Luiz Gonzaga sagrou-se o Rei do Baião e com sua obra disseminou a cultura nordestina contribuindo muito para a quebra de preconceitos existentes com a região e o forró.
Diante de tamanha notoriedade e contribuição para a cultura brasileira, a data de nascimento do mestre, 13 de dezembro, foi declarada como o dia nacional do forró através da Lei nº 11.176, sancionada pelo ex Presidente Luis Inácio Lula da Silva em 6 de dezembro de 2005, a partir de um projeto de lei da Deputada Luiza Erundina (PSB/SP).
Com certeza este será um ano marcado por homenagens e comemorações. O Forró Danado não poderia deixar de participar das comemorações desta data histórica para o país e para o forró e homenagear o Rei do Baião.
Por isso durante todo o ano, aqui no site, você confere uma série de reportagens a respeito da vida, história, obra e curiosidades sobre o Mestre.
Não deixe de acompanhar as nossas matérias especiais em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga e abrimos espaço para que você envie sugestões para novas reportagens sobre o tema. Diga-nos qual a sua dúvida, sugestão ou curiosidade, envie para grupo@forrodanado.com ou através do formulário de contato aqui do site oficial do grupo e veja a sua sugestão aqui no especial 100 anos de Luiz Gonzaga.
Nos ajude a fazer uma homenagem Danada à altura do Mestre.


Aqui você encontra os links de todas as matérias postadas no especial do site do Forró Danado em celebração do centenário do Rei do Baião. 

Basta escolher a matéria que quer ler e clicar no link: