Carmélia Alves nasceu no Rio de Janeiro, com pai cearense e mãe baiana cresceu embalada pelas canções nordestinas e na adolescência era fã de Carmen Miranda e de programas de rádio, tendo participado e vencido todos os programas de calouros das rádios da época, inclusive o mais temido deles, o programa de Ary Barroso. Quando concluiu os estudos e incentivada por um de seus irmãos Carmélia Alves optou por seguir a carreira artística.
Nos anos 1940 teve seu primeiro contrato profissional, foi convidada por Barbosa Junior para apresentar no
Carmélia, Jimmy Lester e amigos na Rádio Nacional |
Em 1941, foi contratada como crooner do Copacabana Palace, o hotel mais sofisticado do Rio de Janeiro, e fazia parte de um programa da Radio Nacional transmitido para todo o país. Sua carreira ganhou espaço e a cantora passou a receber inúmeros convites para se apresentar em diversos outros programas de rádio do país e gravações de Lps e compactos de outros artistas.
Em 1943, financiou parte de seu primeiro LP que contou com participação de Elizeth Cardoso, Cyro Cardoso e Nélson Gonçalves. Com este disco excursionou pelo país com shows acompanhada do marido o também cantor José Ramos, que se apresentava cantando em inglês com o nome artístico de Jimmy Lester. Em 1948, encerrou a temporada de shows e retomou seu lugar na rádio Mayrink Veiga, no ano seguinte, 1949, voltou a gravar e em parceria com Ivon Cury gravou a toada Me Leva que se tornaria seu primeiro grande sucesso e com a Orquestra Severino Araújo Trepa no Coqueiro que também tornou-se sucesso. Em 1950 transferiu-se para a Rádio Nacional, continuou gravando e obtendo sempre grande sucesso. Em 1951 em viagem ao Nordeste acompanhada do marido, Jimmy Lester conheceu o acordeonista Sivuca que tocava na Rádio do Comércio em Recife e o levam para o Rio de Janeiro, daí começou a gravar baiões de diversos autores, a maioria acompanhada pelo acordeon de Sivuca e direcionou sua carreira para os ritmos regionais e nesta mesma época ingressa no cinema e recebe de Luiz Gonzaga o título de Rainha do Baião. De 1950 a 1954 manteve-se na gravadora Continental, na Rádio Nacional e no topo das paradas como a Rainha do Baião.
Nesta época apresentou-se na Argentina, Alemanha, nas três Américas, na União Soviética, onde fez um show para 150 mil pessoas, e Europa. Em Portugal seu repertório passou a ser utilizado por ranchos regionais.
LP Seis e Meia |
Na década de 1990 integrou o grupo Cantoras do Rádio ao lado de Nora Ney, Zezé Gonzaga, Rosita Gonzales, Ellen de Lima e Violeta Cavalcanti.
Em 1998 entrou em depressão após a morte de seu marido Jimmy Lester permanecendo isolada por dois anos em sua casa em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Aos poucos retomou a carreira fazendo vários shows em São Paulo e em 1999 lançou mais um Cd interpretando canções de Jackson do Pandeiro e Gordurinha, com participações de Inezita Barroso, Elymar Santos e Luiz Vieira seguido de uma série de shows por todo o Brasil. Em 2001 apresentou-se no Teatro de Arena ao lado da cantora Ellen de Lima, Violeta Cavalcanti e Carminha Mascarenhas o show "Cantoras do Rádio - Estão Voltando as Flores" que foi gravado em Cd pela Som Livre. Em 2005, novamente se apresentou ao lado de Carminha Mascarenhas, Ellen de Lima e Violeta Cavalcanti no show "Estão Voltando as Flores", o sucesso foi tão grande que o espetáculo deu origem ao documentário "Cantoras do Rádio" lançado em 2008. Seguiu fazendo shows e gravando participações em cds de outras cantoras, sempre com grande êxito. Em 2010 passou a viver no Retiro dos Artistas.
A cantora faleceu na noite deste sábado (03/11/2012), aos 89 anos vítima de complicações cardíacas e falência múltipla dos órgãos. Estava internada há 20 dias no Hospital das Clínicas de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Nos últimos anos a cantora sofria do mal de Alzheimer e lutava contra um câncer
Discografia
• (2001) Estão voltando as flores • Som Livre • CD
• (2000) Carmélia Alves • CPC-Umes • CD
• (1999) Carmélia Alves abraça Jackson do Pandeiro e Gordurinha • CPC-UMES • CD
• (1995) As eternas cantoras do Rádio • CID • CD
• (1993) Luiz Gonzaga e Carmélia Alves ao vivo no Teatro João Caetano • BMG • CD
• (1976) Carmélia Alves • Continental • LP
• (1974) Ritmos do Brasil com Carmélia Alves • RGE • LP
• (1963) É de Maroca/O malhador • Mocambo • 78
• (1963) Kanimambo/Deixa falar • Prestige • 78
• (1962) Tem que ter/Chiclete com banana • Mocambo • 78
• (1962) Tá bom demais/Frevo no futucado • Mocambo • 78
• (1962) Jardineiro de ilusões/Obrigado, Rio • Mocambo • 78
• (1959) Maldade/Recado • Polydor • 78
• (1959) Serenata dos gatos/Carreteiro • Polydor • 78
• (1959) Gente da noite/Forró do Tio Augusto • Polydor • 78
• (1957) É de fazer chorar/Nem que chova canivete • Copacabana • 78
• (1957) Você e mais ninguém/Não falei mal • Copacabana • 78
• (1956) Zé Boa-conversa/Não perdoarei • Copacabana • 78
• (1956) Cevando o amor/Mal de amor • Copacabana • 78
• (1956) Baião de Santa Luzia/Vapô de Carangola • Copacabana • 78
• (1956) Nego difícil/Nego Tabuleta • Copacabana • 78
• (1955) Falando de amor/Disco voador • Continental • 78
• (1955) Voando prá Paris/Pau-de-arara • Copacabana • 78
• (1955) Sorte de Maria/Três de abril • Copacabana • 78
• (1954) Camisa velha/Vamos prá casa de Noca? • Continental • 78
• (1954) Carnaval em Caxias/Marcha dos barbadinhos • Continental • 78
• (1954) Floresta de chaminés/Migué é o maior • Continental • 78
• (1954) No mundo baião III (pot-pourri)/No mundo do baião IV (pot-pourri) • Continental • 78
• (1954) Esquinado/Cafundó • Continental • 78
• (1954) Carmélia Alves • Telefunken • LP
• (1953) Um verdadeiro amor/Que bela rosa • Continental • 78
• (1953) A viola do Zé/Baião da Ximbica • Continental • 78
• (1953) Carreteiro/Sétimo céu • Continental • 78
• (1953) Pau-de-arara/Tristezas do Jeca • Continental • 78
• (1953) Deixa a saudade bater/Moamba • Todamérica • 78
• (1952) Dança da mulesta/Adeus orgia • Continental • 78
• (1952) Eu sonhei/Tá bom, tá • Continental • 78
• (1952) Eu sou o baião/Não e não • Continental • 78
• (1952) Ritmos de boate (pot-pourri)/Ritmos de boate (pot-pourri) • Continental • 78
• (1952) São João, meu São João/Baião vai, baião vem • Continental • 78
• (1952) O balanceio tem açúcar/Lili fugiu de Chunking • Continental • 78
• (1952) Maria Joana/O vôo do mangangá • Continental • 78
• (1952) A pisada é essa/A "poeira" no frevo • Todamérica • 78
• (1951) É frevo meu bem/Frevo na chuva • Continental • 78
• (1951) Por onde andará/Maria pouca roupa • Continental • 78
• (1951) Se você não me levar/Samba de emergência • Continental • 78
• (1951) O baião em Paris/Adeus, morena, adeus • Continental • 78
• (1951) Esta noite serenô/Sei lá .. • Continental • 78
• (1951) Adeus Maria Fulô/A saudade é de matar • Continental • 78
• (1951) No mundo do baião I (pot-pourri)/No mundo do baião II (pot-pourri) • Continental • 78
• (1950) Mimoso jacaré/Coração magoado • Continental • 78
• (1950) Trem o lá lá/Trepa no coqueiro • Continental • 78
• (1950) Sabiá na gaiola/Dança do pinote • Continental • 78
• (1950) Volta/Salve a orquestra • Continental • 78
• (1949) Me leva/Gauchita • Continental • 78
• (1949) Diga que sim/Tic-tac do meu relógio • Continental • 78
• (1943) Quem dorme no ponto é chofer/Deixei de sofrer • Victor • 78
• ( S/D) Baião com Carmélia Alves • Continental • LP
• ( S/D) Hervé Cordovil interpretado por Carmélia Alves • Copacabana • LP
( S/D) Carmélia Alves • Copacabana • LP
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