[Especial Centenário de Luiz Gonzaga] #12 O Papa, Paul Mc Cartney e Luiz Gonzaga




Desde que deixou Exu e ingressou na carreira artística, Luiz Gonzaga ganhou o respeito e a admiração por onde passou e até mesmo por lugares onde nem chegou a estar.
Uma das histórias que influenciaram a vida de Luiz Gonzaga foi na ocasião da visita do papa ao Brasil em 1980. Nascido Karol Jósef Wojtyla na Polônia em 1920, tornou-se Papa e líder mundial da igreja católica mundial e soberano da cidade do Vaticano em 1978. João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX e foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo vuisitado 129 países durante seu pontificado que durou trinta e quatro anos. Em 1980 o então Papa João Paulo II esteve no Brasil e visitou algumas cidades do País, inclusive Salvador, foi a primeira vez que o Brasil recebeu a visita de um Papa. A chegada do representante maior da igreja católica mexeu com o país e levou cerca de 4,5 milhões de católicos e não católicos às ruas, tornando-se uma das maiores manifestações populares já registradas no país. Na sua passagem por Fortaleza (CE) Luiz Gonzaga foi convidado para tocar ao santo padre em cerimônia no Estádio do Castelão, sob forte emoção Luiz Gonzaga reverenciou o papa e ofereceu-lhe sua sanfona branca, o papa não aceitou a oferta por perceber que se tratava do instrumento de trabalho de Gonzaga e disse-lhe: "Toma cantador, bota no museu!". Gonzaga recebeu de volta a sanfona fez uma reverência ao santo padre e deu início ao projeto do parque Aza Branca (assim com Z mesmo) em Exu (Pe). Nos planos do Rei do Baião o parque Aza Branca seria um pólo cultural com museu, pousadas, a sua própria residência e tudo o mais que servisse de incentivo ao turismo cultural em Exu.

Gonzaga não conseguiu terminar o parque, faleceu antes de ver seu sonho concluído. Em outra edição deste especial falaremos mais detalhadamente deste importante projeto do Mestre Lua.
O prestígio e a importância de Luiz Gonzaga para a música popular brasileira e para a cultura nacional alcançaram também terras em que o sanfoneiro nunca esteve. Em 1968 o Brasil ficou em polvorosa com a notícia de que os Beatles haviam gravado Asa Branca, o grande sucesso de Luiz Gonzaga. Um dos 5 garotos de Liverpool, Paul Mc Cartney, esteve no Brasil em abril deste ano para mais uma série de shows. em sua passagem pelo Recife para a realização de dois shows o ex beatle levou o público pernambunacano ao delírio, não só através de suas canções, mas por causa de duas frases que o cantou proferiu ao saudar o público. No primeiro show na capital pernambucana Paul Mc Cartney logo após a canção Paperback Writer disse em bom português 'Povo arretado' em referência a anilimação pernambucana. No segundo show, no dia seguinte, 23 de abril, Paul Mc Cartney disse novamente também em português 'Salve a terra de Luiz Gonzaga'. É o Rei do Baião ganhando homenagens e reconhecimento por sua grande contribuição a cultura brasileira.




0 comentários:

Postar um comentário