[Especial Centenário de Luiz Gonzaga] #11 Bença Mãe




Ana Batista de Jesus, conhecida como Santana, é descendente direta do romancista cearense José de Alencar e seu pai foi também poeta, cantador e violeiro. Casou-se com Januário José dos Santos e viviam da lavoura na fazenda Caiçara no sopé da Serra do Araripe em Exu (PE). Santana fazia artesanato com algodão e sisal e vendia na feira de Exu, com a renda obtida ela Santana e Januáriocomprava os mantimentos da ca sa.
Januário e Santana tiveram nove filhos, o segundo deles recebeu o nome de Luiz Gonzaga do Nascimento, sugestão do padre José Fernades Medeiros da paróquia de Exu que ajudou no parto do menino. Gonzaga por escolha do padre e Nascimento pelo menino ter nascido próximo aos festejos do Natal.
Sobre a influência da mãe em sua vida e carreira Luiz Gonzaga comentou certa vez que “Minha mãe também me influenciou, porque em casa se rezava o mês de Maria todinho, o mês de maio todinho. Trinta e uma novenas! Quando terminava a novena, os benditos, os zambumbeiros, tocadores de pife, entravam no salão para beijar o altar. E eu quase sempre era componente dessa banda. Uma hora tocava triângulo, outra hora tocava caixa, às vezes zabumba. Quando faltava um, pegava no pife também. Então era uma casa de música”. lembra o Rei do Baião.
Dentre as centenas de músicas que compôs ao longo da vida Santana aparece em várias delas, onde sanfoneiro expressa sua admiração e até mesmo sua saudade. Como em Légua Tirana em que ele diz Oh, que estrada mais comprida / Oh, que légua tão tirana / Ai se eu tivesse asa / Inda hoje eu via Ana (...) Varei mais de vinte serras / De alpercata e pé no chão / Mesmo assim, como inda farta / Pra chegar no meu rincão / Trago um terço pra Das Dores / Pra Reimundo um violão / E pra ela, e pra ela / Trago eu e o coração. Há também uma música que leva o nome de Santana
Neste vídeo você pode ouvir a canção Já vou Mãe, mais uma homenagem a Santana, interpretada por Anastácia.


0 comentários:

Postar um comentário