[Especial Centenário de Luiz Gonzaga] #10 A coroação do Mestre



 
Em meados da década de 40 Luiz Gonzaga apresentou o baião ao Brasil através da canção que dizia "Eu vou mostrar pra vocês / Como se dança o baião / E quem quiser aprender / É favor prestar atenção, e os brasileiros não só prestaram atenção na aula do sanfoneiro como aprenderam a lição e transformaram o ritmo em sucesso internacional.
Originalmente o conjunto da instrumentação básica do baião era de origem portuguesa, veio para o Brasil e Luiz Gonzaga criou a divisão do triângulo, a forma como ele é tocado no baião. Segundo Humberto Teixera, parceiro de Gonzaga, o lançamento nacional do baião junto com outros ritmos nordestinos foi meticulosamente planejado por Luiz Gonzaga. Sobre isso Gonzaga contou "quando toquei o baião para ele (Humberto Teixeira) saiu a ideia de um novo gênero. Mas o baião já existia como coisa de folclore. Eu o tirei do bojo da viola do cantador, quando faz o tempero para entrar na cantoria e dá aquela batida, aquela cadência no bojo da viola. A palavra também já existia. O que não existia era uma música que caracterizasse o baião como ritmo. Tinha só o tempero, que era prelúdio da cantoria. E aquilo que o cantador faz, quando começa a pontilhar a viola, esperando a inspiração." lembra Gonzaga. O sanfoneiro estilizou o modo binário do baião, amaciando-o para o paladar urbano e o sucesso da empreitada foi tão grande que ele desequilibrou o eixo da MPB e colocou o Nordeste no mapa da MPB. A síntese instrumental imaginada por Gonzaga para acompanhar o ritmo, saanfona, zabumba e triângulo, virou epidemia e Gonzaga foi o grande divulgador e fixador do baião cantado como gênero de música popular brasileira.
A maioria dos baiões bem sucedidos na música brasileira são cantados e compostos por Luiz Gonzaga. Por tamanha contribuição o povo brasileiro, admirador do mestre e do ritmo que ele difundiu coroou o sanfoneiro apelidando-o como Rei do Baião. Sendo desta forma Luiz Gonzaga o único Rei eleito pelo povo da história.
No vídeo abaixo você pode constatar porque Gonzaga foi coroado Rei do Baião.



0 comentários:

Postar um comentário