[Especial Centenário de Luiz Gonzaga] #7 "Quem é Roberto Carlos perto de Luiz Gonzaga?"



Desde que começou a cantar o Nordeste com sua sanfona em punho, Luiz Gonzaga foi colecionando admiradores. Além de trazer à tona e mostrar ao Brasil e ao mundo a realidade do Nordeste brasileiro sem deixar de demosntrar seu amor e orgulho pela terra, o mestre conquistou até quem nunca esteve nesta região do país e grandes estudiosos da música.
Para o musicólogo baiano Ricardo Cravo Albim, um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira e fundador do Museu da Imagem e som, "Gonzaga não é só gênio do nordeste, é gênio da MPB. Ele foi a personificação de um país ainda alegre e tragicamente exuberantedurante trinta anos pelo menos. Ninguém o fez com mais força e mais visceralidade antes dele (só abro exceção para Carmem Miranda), nem depois dele. Gonzaga se fez também o melhor intérprete do São João no Brasil. Portanto, esse modismo do forró de hoje tem suas melhores raízes plantadas em Luiz Gonzaga mesmo antes dos anos 50. Gonzaga foi, com toda certeza, o sólido jacarandá, cujos galhos são todos os outros. Trocando em miúdos: o pai do forró e pai dos filhos do forró, mas sem qualquer responsabilidade é claro, com as ervas daninhas que os passarinhos fazem crescer na copa da árvore. Essa escória que sempre infesta o mercado nada tem a ver com a nobreza da árvore e de seus galhos."
Gilberto Gil sempre cita Luiz Gonzaga como seu grande mestre "Ele foi responsável pela reunião de todos esses aspectos interioranos de expressão mundial, poética, de falas e modos de ser. Tornou-se o grande primeiro artista popular do país. Nessa dimensão de andarilho, de artista itinerante visitando todos os recantos do país, ele foi pioneiro, associando isso à dimensão de ícone presente nos jornais, nas revistas, no rádio até antes da televisão. Somos produtos desse homem mestiço brasileiro com forte presença africana, forte presença indígena, uma coisa cultural portuguesa muito forte. O Nordeste é muito assim, o Gonzaga era muito isso. Eu sou herdeiro. Aprecio a obra dele, não é falsa a semelhança entre mim e ele."


Dominguinhos, considerado o herdeiro do Rei do Baião, declara: "Luiz Gonzaga! Esse foi um grande artista, Tanto Campina Grande, Caruaru como as demais cidades devem render muitas homenagens a ele."
Estas são opiniões de nordestinos que ou conviveram com o Rei do Baião ou tiveram nele inspiração por conhecerem bem a realidade, mas os admiradores de Luiz Gonzaga estão em todas as regiões do país e independem de ritmos musicais. Um exemplo disso é o sambista Jorge Callado um dos autores do samba campeão do desfile de 2012 da Escola de Samba Unidos da Tijuca que homenageou o mestre Lua na Sapucaí.
A Unidos da Tijuca sagrou-se campeã do carnaval com enredo sobre a obra de Luiz Gonzaga. Ano passado a campeã do carnaval carioca foi a Beija-Flor de Nilópolis com enredo sobre Roberto Carlos, também considerado Rei da MPB.
"Quem é Roberto Carlos perto de Luiz Gonzaga? Roberto Carlos canta músicas de motel, enquanto Luiz Gonzaga é o rei de um povo que ajudou a construir o Brasil" afirmou o sambista.
Os números do Rei do Baião:

49 anos de carreira
625 músicas gravadas (quase todas sucesso nacional e internacional até hoje)
266 discos lançados
61 parceiros ao longo da carreira
mais de 20 livros publicados sobre a vida e a carreira do mestre


E você, conhece a obra deixada por Luiz Gonzaga? Sabe a importância de sua obra para o povo nordestino? Concorda com Callado? Deixe sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário