[Especial Centenário Luiz Gonzaga] #4 Luiz Respeita Januário


Podemos dizer com toda certeza que o grande responsável por termos tido o privilégio de ter a obra de Luiz Gonzaga em nossa cultura é Januário José dos Santos, e não apenas pelo fato de ser seu pai. Januário, agricultor do sertão de Pernambuco, era conhecido na região por sua grande habilidade com a sanfona de oito baixos. Além de bom tocador, Januário também consertava os instrumentos e era ele quem tocava nas principais festas da região (casamentos, festa junina entre outras). O pequeno Luiz herdou do pai o gosto pelo instrumento e acompanhava o pai nas festas e feiras.
Na adolescência, Luiz se apaixonou pela filha de um Coronel da região que não gostou nada da situação e ameaçou Gonzaga de morte, não bastasse isso ao voltar para casa Luiz levou uma surra da mãe e a primeira coça do pai, com isso Gonzaga deixou Exu e alistou-se no exército na cidade de Crato (CE). Como soldado viajou pelo Brasil, em Minas Gerais conheceu o também sanfoneiro Domingos Ambrósio.
Nove anos depois Luiz Gonzaga deixou o exército para dedicar-se exclusivamente à música, só retornou a Exu em 1946, já reconhecido nacionalmente por sua música, nesta ocasião Gonzaga fez as pazes com seu pai. Sobre este retorno a casa já famoso Luiz Gonzaga e seu parceiro Humberto Teixeira compuseram a canção Respeita Januário, gravada em disco em 1950 que tornou o velho sanfoneiro conhecido e respeitado nacionalmente.
Vamos deixar o próprio Luiz Gonzaga contar os "causos" de seu Januário:





Sr. Januário faleceu em 12 de junho de 1978 foi homenageado pelo filho no ano seguinte com o disco Eu e Meu Pai, onde, dentre outras, está a canção Respeita Januário. Veja no vídeo abaixo, matéria exibida no fantástico sobre a morte de Januário em junho de 1978.




Em Exu, Luiz Gonzaga construiu o parque AsanBranca, onde além do Museu Luiz Gonzaga há a fundação vovô Januário, inaugurada em 1983 pelo próprio Gonzagão com o intuito de transformar Exu no maior polo de turismo e pesquisa da cultura gonzaguiana. Resgatando o artesanato, a música, as danças e a poesia através de atividades sócio-educacionais. A fundação também oferece apoio aos artistas da cultura local da região e incentiva projetos culturais e filantrópicos.

A fundação aceita doações para dar continuidade ao trabalho de preservação de valorização da cultura nordestina

FUNDAÇÃO VOVÔ JANUÁRIO
Banco do Brasil
Ag.: 1059-6
Conta Poupança: 14.317-0 / Variação 01


Telefones (87) 9261 4222
Endereço: Av. Edmundo Dantas nº 688, Centro - Exu - Pe



0 comentários:

Postar um comentário