[Especial Centenário Luiz Gonzaga] #3 A Sanfona, companheira inseparável


Luiz Gonzaga nasceu na fazenda Caiçara na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. Seu pai era lavrador e nas horas vagas gostava de tocar sanfona e também consertava-as e tornou-se reconhecido como sanfoneiro na região, foi assim o primeiro contato do menino Luiz Gonzaga com o instrumento que o acompanharia por toda a sua vida.
Nesta edição da homenagem ao Rei do Baião vamos conhecer um pouco mais sobre esta fiel companheira do mestre.
O acordeão (também chamado de acordeon) é um isntrumento de origem alemã, o primeiro era constituido de palheta livre, teclado e fole e com 4 botões na parte da mão esquerda que, ao serem tocados permitiam a obtenção de acordes, por isto recebeu o nome de acordeão. A partir daí começaram os aperfeiçoamentos. Mais tarde com a escala cromática o acordeão passou a ser capaz de produzir qualquer melodia ou harmonia e passou a receber registros tanto na mão esquerda quanto na mão direita conseguindo assim uma maior variedade de sons. No Brasil, o instrumento tornou-se muito popular no nordeste, centro-oeste e sul, no nordeste o instrumento ficou mais conhecimendo como Sanfona e no Sul é chamado de gaita. A marca Todeschini, da cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, destacou-se pela qualidade de seus instrumentos e tornaram-se preferência nacional, ao longo de sua história a marca prodiziu mais de 170 000 instrumentos e chegou a exportar para os Estados Unidos.

A sanfona tornou-se um dos principais instrumento do forró, ritmo característico da região Nordeste do Brasil desde o início do século XX, época da construção da malha ferroviária brasileira pelos ingleses, segundo uma das teorias de origem do forró.
A fiel companheira de Luiz Gonzaga, também é o instrumento de muitos outros célebres músicos, o sertanejo Zezé di Camargo, por exemplo, teve na sanfona seu primeiro instrumento. Nomes como Dominguinhos, Adelaide Chiozzo, Dorgival Dantas, Hermeto Pascoal, Oswaldinho do Acordeon, Renato Borghetti, Sivuca, Waldonys e o nosso parceiro Rogerinho do Acordeon são alguns dos nomes que se destacam no cenário musical tendo a sanfona como princpal instrumento. Em Portugal destacam-se Anatólio Falé, Isidro Baptista, João Gentil, Rodrigo Maurício, Quim Barreiros, José Ferreiro e José Ferreiro Filho.
A fiel companheira do Rei do Baião não pode faltar num bom forró.


0 comentários:

Postar um comentário