[Especial Centenário Luiz Gonzaga]: #1 Samba e Baião



 

Dando início às comemorações do centenário de nascimento do Rei do Baião, duas agremiações carnavalescas decidiram adotar Luiz Gonzaga como tema no Carnaval 2012. O tradicional bloco pernambucano Galo da Madrugada e a Escola de Samba carioca Unidos da Tijuca. Será que Baião dá samba? E frevo?
O Galo da Madrugada surgiu em 1978, no bairro São José em Recife com o intuito de resgatar o tradicional e espontâneo carnaval de rua do Recife, no primeiro ano o bloco desfilou pelas ruas do bairro São José com 75 foliões. Em 1991 já eram mais de um milhão de pessoas seguindo o Galo ao som de duas orquestras de frevo, doze carros de som e oito trios elétricos. Em 1994 o Galo da Madrugada entrou para o Livro dos Recordes (Guiness Book) como o maior bloco de carnaval do planeta, num carnaval que reuniu 1,5 milhão de foliões.
Em 2012 O Galo faz seu desfile em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga unindo assim duas das maiores manifestações culturais musicais de Pernambuco: Frevo e Baião. O site oficial do bloco descreve assim a escolha do tema:

"o Galo da Madrugada veste chapéu de couro e gibão e junta frevo e baião para homenagear o ilustre pernambucano que, com sua sanfona branca e seu talento inigualável, levou a música e a história do homem nordestino aos quatro cantos do Brasil e, porque não dizer, do mundo! O tema é "Galo, Frevo e Folião: Homenagem ao Rei do Baião" e a celebração, lógico, é ao centenário do eterno Luiz Gonzaga.

A música e os elementos visuais que se tornaram a marca do “Velho Lua”, como também era conhecido, estarão presentes em todo o desfile do Galo da Madrugada, que sai às ruas no dia 18 de fevereiro, a parir das 9h. Desde os quatro carros alegóricos até um boneco gigante de Luiz Gonzaga, confeccionado pelo artista plástico Sílvio Botelho, irão celebrar os 100 anos do artista pernambucano.

'É um reconhecimento mais do que justo, a esse conterrâneo que, assim como o próprio Galo faz até hoje, lutou pela valorização da cultura de sua terra, através do xote, xaxado e baião. Embora ritmos diferentes do frevo, ambos constituem valores muito fortes da nossa tradição; e Gonzaga, além de nordestino, é pernambucano, o que o torna ainda mais próximos de nós', afirmou o presidente do Galo, Rômulo Meneses."

O Galo da Madrugada iniiou seu desfile no sábado de carnaval, dia 18 de fevereiro, percorrendo cerca de 5 Km e um público estimado em quase dois milhões de pessoas.
Mas as homenagens não param por aí. O carnaval carioca também reverenciou o mestre Lua através do enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do sertão" da Escola de Samba Unidos da Tijuca. A Intenção d levar ao público tudo que Gonzaga cantou em suas músicas. Desde seus sentimentos mais íntimos até a beleza do sertão nordestino. O desfile apresentado na noite de segunda-feira (21) custou R$ 10 milhões. A escola apostou na já consagrada criatividade do carnavalesco Paulo Barros, enalteceu a sanfona e também as esculturas de mestre Vitalino, a bateria comandada pelo mestre Casagrande uniu samba e forró e a Unidos da Tijuca apresentou um belo desfile com 3,56 mil componentes, divididos em 33 alas, O primeiro casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira representaram os bonecos de barro. A Filha de Gonzaga, Rosinha e o neto do Rei, Daniel Gonzaga também desfilaram.

 

A Unidos da Tijuca sagrou-se na tarde desta quarta-feira de cinzas a grande campeã do Carnaval carioca de 2012, com isso a escola volta desfilar na Marques de Sapucaí no sábado (25)
Veja no vídeo abaixo a Comissão de Frente nota 10 da Unidos da Tijuca:

0 comentários:

Postar um comentário