Outubro Rosa





Outubro chegou e com ele mais uma edição da camapanha internacional conhecida como Outubro Rosa, uma campanha que vem "pintando" de rosa os principais monumentos das cidades e coloriu a famosa Casa Branca, sede do governo amer icano.
Na década de 1990, o laço cor-de-rosa foi instituído como símbolo da campanha de prevenção e luta contra o câncer de mama nos Estados Unidos e logo a ideia foi adotada em todos os países do mundo.
O câncer ocorre a partir do crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhr-se por outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. São mais de 100 tipos da doença. O Câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, é responsável por 22% dos novos casos de câncer a cada ano. 

Principais Sintomas:
  • O primeiro sinal é o aparecimento de um pequeno nódulo no seio, geralmente indolor, acompanhado ou não de dor mamária. Outros sintomas são:
  • Mudança de cor, reentrâncias, enrugamento ou elevação da pele em uma área do seio;
  • Mudança do tamanho ou formato do seio;
  • Um ou mais nódulos nas axilas;
  • Secreção no bico do seio.
Diagnóstico:
  • Realizar mensalmente um auto-exame. Deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 21 anos, 7 dias após a menstruação;
  • Visitar um ginecologista e realizar exames pelo menos uma vez ao ano;
  • A partir dos 35 anos as mulheres devem fazer a mamografia com recomendação médica;
  • A partir dos 45 anos as mulheres devem fazer a mamografia anualmente.
Veja neste vídeo como realizar o auto-exame:




Várias campanhas já foram feitas no intuito de conscientizar as mulheres a realizar o auto exame da mama, como forma de prevenção da doença, ou um diagnóstico precoce que permita um tratamento rápido e eficaz, evitando que as células cancerígenas se espalhem. 

Campanha ilumina o mundo de cor de rosa

O congresso americano determinou que outubro é o mês americano de prevenção ao câncer de mama, a denominação Outubro Rosa surgiu em 1997, sempre com ações em que o laço rosa aparecia como símbolo evoltadas para conscientização da importância do diagnóstico precoce.
Mais tarde, não se sabe exatamente quando, o movimento começou a iluminar de rosa, monumentos, prédios públicos, pontes, teatros.. No Brasil a primeira ação deste tipo se deu em 2002 em São Paulo, em 2008 outras cidades brasileiras aderiram ao movimento, e a cada ano vem aumentando a adesão a este movimento mundial, que ganhou o mundo de forma bonita e feminina, motivando e unindo povos em torno de tão nobre causa.
A iluminação rosa tornou-se uma leitura visual compreensível em qualquer parte do mundo, não há um "dono" desta causa, ela é feita pelos que a abraçam.
O Forró Danado acredita no poder transformador das boas ideias e também se ilumina de rosa e acolhe esta causa.


Informações:
http://www.inca.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário