O segredo do Sucesso



Quando atendeu aos inúmeros pedidos de montar uma escola de forró, João Pipolo não tinha grandes pretensões. Mas, em muito pouco tempo o grupo que batizou de Forró Danado, começou a tomar forma e atingir grandes proporções.
Não é difícil encontrar nas sedes do grupo alunos que chegam para se matricular por que viram os vídeos de João Pipolo no Youtube ou foram indicados por outros alunos que falam de forma entusiasmada das aulas. Para o professor lidar com tamanho sucesso não é tarefa das mais simples:
"Em nenhum momento imaginei isso, inclusive passei um tempo levando na brincadeira esse afã das pessoas de que eu fosse profesor. Eu já tinha uma experiência como professor através do teatro. Mas eu jamais me imaginaria desenvolvendo essa potencialidade na dança. Hoje procuro lidar com isso da melhor forma possível, não é tão simples porque de repente se ver desenvolvendo um trabalho que a gente já não esperava desenvolver na vida, a gente percebe que dentro desse trabalho a gente vai ter que desenvolver outras atividades como por exemplo a administrativa." afirma João Pipolo.
João Pipolo comanda os Danados


Foi o que aconteceu por exemplo com Joel Silva, português que esteve no Brasil e segundo André Garcês, amigo pessoal de Joel, era uma negaçãocomo dançarino, não conseguia mover os pés do chão.
Joel chegou até João Pipolo através da internet, e entrou em contato por telefone com interesse nas aulas. Na primeira aula que assistiu chegou em meio a uma explanação sobre cultura nordestina e falou sobre o assunto com conhecimento de dar inveja a muito nordestino nato.
A dedicação e paixão que Joel demonstrava durante as aulas e nas festas que ia treinar os passos que aprendia, fizeram com que o professor visse no aluno um futuro promissor como professor de forró. Joel não acreditava que teria capacidade para tanto.

Ao voltar para Portugal, após seis meses de intensivas aulas particulares e com o incentivo do mestre, Joel deu início as atividades como professor do Forró Danado no Porto.
"Quando eu comecei a dar aula aqui, existia apenas um grupo de pessoas que se juntava para dançar forró. O grupo não tinha a organização do Danado, não tinha sequer um nome... O Forró Danado e eles sempre se deram muito bem, nunca houve competição, sempre interação e ajuda mútua." lembra o português.
Haviam muitas dificulades para superar, O povo português não é de dançar muito, não há festejos juninos  ou cultura de uma festa popular que se repita todos os anos que incentive a procura por aulas de dança, e as festas de forró que existiam eram frequentadas apenas por brasileiros e ao som de forró estilizado, e por isso muitos ainda tinham preconceito com o ritmo.
Joel chegou a ter apenas três alunos matriculados. Foi neste período que se deu o encontro entre Joel e Rogerinho do Acordeon, músico brasileiro, há dois anos em Portugal tocando forró estilizado para sobreviver, enquanto nao havia público para a música que queria fazer, forró universitário e pé de serra.

Começou a promover workshops para divulgar o grupo e seu trabalho e  conseguir novos alunos. Grande parte das aulas atualmente, contam com a presença de Rogerinho do Acordeon e dos músicos que o acompanham tocando o autêntico forró ao vivo. Consolidando uma parceria decisiva para os rumos do Forró Danado em Portugal.
Joel em ação


Joel em ação
















A partir daí o Forró Dana do se torna o primeiro grupo organizado da cidade, primeiro grupo filial de um grupo brasileiro na Europa e que trabalha com uma banda de forró tradicional.

"A gente sabe que o trabalho no forró precisa se profissionalizar porque se não os objetivos do início se perdem no tempo. O que nós buscamos é fazer com que o aluno possa se ligar ao Forró Danado de todas as formas possíveis, buscando uma gerência, uma logística e também desenvolver o trabalho para que eles possam não se desligar do grupo, que é uma coisa completamente fácil diga-se de passagem, no trabalho, no dia a dia, com suas famílias, suas vdas particulares que são preenchida s por outros objetivos." enfatiza o mestre.

João Pipolo fala com a expriência de quem ajudou a formar profissionais, alguns até chegaram a formar seus próprios grupos, outros ainda em formação já dançam p rofissionalmente com bandas de destaque no cenário nacional.
O sucesso nacional e internacional, o reconhecimento do público e da imprensa são resultantes de um trabalho realizado com muito zelo, cuidado e dedicação.
Nesta terça feira, 07/06, João Pipolo e sua parceira Dayane Lima embracam para Portugal para conhecer a sede Européia do grupo e juntar-se à Joel Silva numa programação intensa de workshops e festas que prometem colocar a festa junina no calendário oficial de comemorações do país.
Sobre esse importante evento João destaca:
"A ida para lá é justamente fortalecer o Forró Danado lá fora, fazer com que esse "filho" crie um corpo mais robusto e possa se proteger do frio europeu e desenvolver o calor necessário para abrigar novos alunos. Essa é a nossa perspectiva."
Ao lembrar do começo de tudo Joel brinca:
"Honestamente, quando eu fui pela primeira vez ter aula de forró a única coisa que eu queria era aprender uns passinhos básicos pra dançar com as gatinhas nas festas. Imagine minha surpresa ao olhar para o que está acontecendo... Já escapou o meu controle."
Tudo isso prova que nada é impossível quando se tem determinação, força de vontade e dedicação. Para os alunos brasileiros que ficam torcendo daqui pelo sucesso do evento e da sede portuguesa João Pipolo deixa a mensagem:
"A mensagem que eu deixo a todos os alunos do Forró Danado é que eles possam aprender a cada dia que o forró deve ser uma arma, mas uma arma do bem, uma arma que te une consigo mesmo e com os outros."

0 comentários:

Postar um comentário