Como está o Mercado do Forró Pé de Serra em Salvador?

Para muitos o forró é uma festa, dança, gênero musical ou simplesmente um ritmo bom de dançar. Mas há os que encarem o forró como um produto, isso mesmo, algo que é consumido, poucas são as pessoas que imaginam isso.
Logo após os festejos juninos, a estudante de produção cultural Adriana Carolinne entrou em contato com o grupo a fim de realizar uma pesquisa entre os alunos sobre o mercado do forró pé de serra em Salvador.adriana carolinne
Trata-se de uma pesquisa voltada especificamente para o forró pé de serra e para eventos pequenos, tal pesquisa é de suma mportância para os forrozeiros em geral, pois embora poucos encarem o forró como algo mais do que simples diversão entre amigos, para que esta diversão aconteça é necessário que alguém, geralmente uma equipe, pense e trabalhe de forma a oferecer a mais adequada estrutura e conforto para a diversão de todos.
O resultado desta pesquisa beneficiará a todos os forrozeiros, produtores, empresários pois as festas voltadas para o forró pé de serra serão cada vez mais organizadas de acordo com a vontade e necessiadade do consumidor deste estilo.
A primeira visita da pesquisadora foi na sede da Pituba. Os alunos responderam prontamente o questionário elaborado por Adriana e o professor João Pipolo, como de costume, não deixou a moça ir embora sem experimentar o que é ser Danada.
pesquisaHá poucos dias Adriana visitou a sede de Pernambués, para conseguir novas opiniões para a sua pesquisa, novamente a proposta foi aceita e os alunos colaboraram respondendo as perguntas propostas.
Só que desta vez o professor João Pipolo aproveitou a visita para provocar os alunos. Logo após Adriana explicar qual o recorte temático de sua pesquisa, para que os alunos pudessem respondê-la de forma mais clara, João Pipolo questionou seus alunos sobre em que consiste o forró pé de serra. O questinamento gerou um importante e proveitoso debate entre os alunos e foi uma discussão fundamental na formação dos alunos.
O aluno do Forró Danado não aprende apenas a técnica da dança, aprende os fundamentos da cultura que originou o ritmo e a valorizá-la, aprende o significado de cada variação ritmica, de onde surgiram e porque e cnsequentemente transporta todo esse ebasamento teórico para a sua forma de dançar e aplicar a técnica.
Antes de se despedir da turma Adriana fez questão de frizar o quanto se sentiu bem nas aulas do grupo,  que já se sentia parte dessa família e que de todos os grupos que ela nuTURMAnca havia tido contato anterior, no Forró Danado ela se sentiu acolhida e fez amizades que levou para além da sala de aula.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Adriana Carolinne pela iniciativa de pesquisar sobre o forró, proporcionando assim a melhoria da qualidade do serviço oferecido nas festas específicas, por valorizar a opinião dos danados e ficamos extremamente felizes com o fato de que tenha conseguido em tão pouco tempo captar a filosofia do grupo, que é o espírito alegre e familiar que sempre norteou o trabalho do Forró Danado desde a sua fundação.
Adriana mantém um blog sobre  sua pesquisa e que traz também informações sobre cultura e mercado cultural, vale a pena conferir e se manter informado sobre o que andam pensando as pessoas que provém as festas e fazerem valer seus direitos de consumidor!

0 comentários:

Postar um comentário